Os mandarins azuis criados em cativeiro têm uma vantagem única sobre as espécies colhidas na natureza. Eles são mais resistentes e mais acostumados às condições encontradas em aquários domésticos.
Também conhecidos como Mandarin Dragonettes ou Mandarin Gobies, são peixes lindos extremamente populares entre os aquaristas por causa de sua beleza incomum. Blue Mandarins fornecem uma exibição visual rica de cores em tons de joia deslumbrantes de azul cobalto, laranja âmbar e verde esmeralda em um padrão labirinto intrincado. Seus movimentos peculiares e personalidades curiosas aumentam seu apelo, proporcionando horas de entretenimento cativante.
Os mandarins azuis devem ser mantidos em um aquário bem estabelecido de 30 galões ou maior, com rocha viva, areia viva e muitos esconderijos. Eles são moderadamente resistentes em aquários de recife, se receberem cuidados excepcionais. Eles não são excessivamente agressivos com outros peixes, exceto para co-específicos. O mandarim azul masculino é facilmente distinguido da fêmea por sua primeira espinha dorsal pronunciada e alongada.
Na natureza, os mandarins azuis são micro-predadores que caçam ativamente anfípodes e copépodes e devem ser suplementados com alimentos vivos.
Synchiropus splendidus é um peixe pacífico que se sairá melhor no aquário de recife estabelecido, desde que não haja companheiros de tanque agressivos que possam competir por comida.